Um grupo de gaijas que partilha as suas aventuras, desventuras, traumas, alegrias, sonhos, depressões, desejos, angustias, receitas, ideias, conhecimentos, desabafos, enfim, basicamente o que nos apetecer!! Gaija 01 Gaija 02 Gaija 03 Gaija 04 Gaija 05 GAija 06 Gaija 08 Gaija 09
AlÔ!

Teste!!

Um, dois

Um, dois..

Jantar de 07 Novembro 2008

No passado dia 7 de Novembro, foi dia de mais um combíbio gastronómico da trupe das BDGBDB. Infelizmente, não podemos contar com 2 BDG, devido a motivos de saúde (isto a idade começa a não perdoar..).
Desta vez o local do repasto foi um restaurante alentejano, ali para o lados de Campo de Ourique. Comeu-se muito bem, desde secretos e plumas de porco preto, passando pela alheira até à alheira assada. Tudo regado com duas garrafinhas de Muralhas. Foram proibidas sobremesas, eheheh (ainda bem que não foi a Gj8..).
Houve prendinhas distribuidas, Cds Mamma Mia, ambientadores (dados com perfumes.....ahahahaahah!), sabonetes maravilhosos, cachecol artesanal, que fez a delicia das presentes e livro. Agora que estão as aniversariantes (quase) todas presenteadas, é hora de começarmos a pensar na prenda Natalícia!
Destaque ainda para uma Gj que distribuíu pézinhos de cebolinho, poejo e pimentos-piri-piri-de-forma-estranha, para plantarmos nas nossas mini-hortinhas!!
E pronto, de resto foi muita gargalhada, muito riso, muita alegria, muita conversa, muita foto e momentos que nos deixam revigoradas e com novas baterias para enfrentar as nossas vidas diárias!!
Gj5

S. Martinho



· A cada bacorinho vem o seu S. Martinho.

· Em dia de S. Martinho atesta e abatoca o teu vinho.

· Martinho bebe o vinho, deixa a água para o moinho.

· No dia de S. Martinho, fura o teu pipinho.

· No dia de S. Martinho, come-se castanhas e bebe-se vinho.

· No dia de S. Martinho, lume, castanhas e vinho.

· No dia de S. Martinho, mata o porquinho, abre o pipinho, põe-te mal com o teu vizinho. (sic.)

· No dia de S. Martinho, mata o teu porco, chega-te ao lume, assa castanhas e prova o teu vinho.

· No dia de S. Martinho, vai à adega e prova o teu vinho.

· Pelo S. Martinho abatoca o pipinho.

· Pelo S. Martinho castanhas assadas, pão e vinho.

· Pelo S. Martinho mata o teu porquinho e semeia o teu cebolinho.

· Pelo S. Martinho nem nado nem no cabacinho.

· Pelo S. Martinho prova o teu vinho; ao cabo de um ano já não te faz dano.

· O Sete-Estrelo pelo S. Martinho, vai de bordo a bordinho; à meia-noite está a pino.

· São Martinho, bispo; São Martinho, papa; S. Martinho rapa.

· Se o Inverno não erra o caminho, tê-lo-ei pelo S. Martinho.

· Se queres pasmar o teu vizinho, lavra, sacha e esterca pelo S. Martinho.

· Veräo de S. Martinho säo três dias e mais um bocadinho.

· Vindima em Outubro que o S. Martinho to dirá.



São Martinho é santo patrono dos alfaiates, dos cavaleiros, dos pedintes, dos restauradores (hoteis, pensões, restaurantes), dos produtores de vinho e dos alcoólicos reformados, dos soldados... dos cavalos, dos gansos, e orago de uma série infindável de localidades de Beli Benastir, na Croácia, a Buenos Aires, na Argentina (fonte Catholic Community Forum) passando, evidentemente, por numerosíssimas sítios de Norte a Sul de Portugal.

O facto de o seu dia coincidir com a época do ano em que se celebra o culto dos antepassados e com a altura do calendário rural em que terminam os trabalhos agrícolas e se começa a usufruir das colheitas (do vinho, dos frutos, dos animais) leva a que a festa deste Santo tenha toda uma componente de exuberância que actualmente tende a prevalecer.
Gj5



E posto isto, comunico que hoje é dia de encontro gastronómico das BDGBDB!!!!


Gj5