Um grupo de gaijas que partilha as suas aventuras, desventuras, traumas, alegrias, sonhos, depressões, desejos, angustias, receitas, ideias, conhecimentos, desabafos, enfim, basicamente o que nos apetecer!! Gaija 01 Gaija 02 Gaija 03 Gaija 04 Gaija 05 GAija 06 Gaija 08 Gaija 09

Uma noite na vida de uma pseudo-padeira

Ontém descobri uma maravilha da tecnologia que me tinha passado completamente ao lado (isto da idade é mesmo verdade!) A MAQUINETA DE FAZER PÃO. Devo aqui dizer que a partir do momento em que tomei consciência da sua existência...não consegui deixar de pensar nela... TIVE QUE A COMPRAR (daqueles ímpetos que só as mulheres compreendem).
Pois bem...já na minha posse e nas suas primeiras horas...vou aqui relatar a minha noite, mais agitada que muitas das noites da Padeira de Aljubarrota.
- Comprei a máquina e uma farinha com um Bom aspecto …Farinha pra pão rústico e farinha pra pão Vitale (com sementes de linhaça e muitas mariquices…)
- Estive a estudar o livro de instruções…diga-se de passagem, muiiito parco de informações
- Achei que tinha percebido as instruções…veio então a pergunta “ Será que devia programar a máquina para começar a trabalhar durante a noite? Logo na sua primeira utilização???e se não funcionasse? Mas depois de consenso familiar (e muuuita vontade de comer um pãozinho logo pla manhã) decidimos ir avante...a expectativa familiar era mais que muita!
- Depois veio uma série de dúvidas qto à receita de pão…a farinha que tinha comprado só falava em adicionar água…e as receitas que tinha de pão, levavam mil e 1 coisas…este pormenor foi ultrapassado…e lá deitei tudo lá pra dentro…
- O pãozinho deveria estar pronto às 7 da matina, e como nas instruções dizia que “ pode-se programar até 13 horas antes para inicio”…lá temporizei pra começar a trabalhar às 4 da manhã (padeira sofre!)…
- Lá fui a medo pra cama…mas sempre com a imagem de 1 delicioso pãozinho ao pequeno almoço.
- Eram praí umas 2 da manhã…ouvi um Bip!!!! Meeeedooo
- desci as escadas a MEEEEDDDOOO…e o que vi??? A minha padeira tinha-se levantado mais cedo e já estava a amassar (rapariga madrugadora!)..
- Olhei para o relógio e pensei “ o pão ficará pronto às 4 da manhã…eu não vou pôr o despertador para tomar o pequeno almoço mais cedo…o pão vai estar frio às 7h…eu não vou conseguir dormir mais, pensando que esta rapariga está praqui a trabalhar…resultado: desliguei-a da corrente eléctrica…
- fui para a cama e não conseguia dormir, desolada, a pensar que já não ia comer o meu pãozinho quentinho.
-Às 6 .30 da matina…lá estava eu a pensar no raio do pão (nem sei se tinha ou não dormido alguma coisita, tal não era a obcessão)…levantei-me e fui acordar a minha padeira pra fazer uma receitazinha que demora 58 minutos (tive que primeiro retirar toda a massa que ela tinha preparado para a primeira fornada, que já tinha ultralevedado e transbordava, e lavei a panela))…assim ainda conseguia comer um delicioso pão…voltei pra cama e levantei-me às 7h…Tomei o banhito, sempre a pensar no mesmo…ansiosa…passados alguns tempos( 45 minutos)…já era suposto cheirar a qualquer coisita…vim pra baixo…e quando chego ao pé da maquineta e olho lá pra dentro…OH NÃO!!!DECEPÇÂO!!!…a farinha continuava por misturar e a água fervilhava em redor!!!!!! BUÁÁÁ…eu não tinha colocado a pá de amassar na cuba…estava ao lado da maquineta, em cima da bancada…



Mas eu sou forte…e esta noite vou tentar novamente!!!!

gj2

1 comentário:

BDGBDB disse...

'formigueiros' que as mulheres compreendem e ainda melhor se forem Gemeanas!
Pronto, mas mulher q se preze não é derrotada por uma reles máquina de pão! .... até ao 1º paozinho quente (esperamos por fotos aqui)