Um grupo de gaijas que partilha as suas aventuras, desventuras, traumas, alegrias, sonhos, depressões, desejos, angustias, receitas, ideias, conhecimentos, desabafos, enfim, basicamente o que nos apetecer!! Gaija 01 Gaija 02 Gaija 03 Gaija 04 Gaija 05 GAija 06 Gaija 08 Gaija 09

Doenças Urbanas Modernas




40km de Lisboa e do lado esquerdo o recorte do castelo de Palmela. O carro devora o asfalto e conduz-nos ao centro do monstro.
O ar começa a pesar-me no peito. Abro o vidro e espero que o vento, turbulento, que entra facilite a respiração. Sem resultado. A sensação de opressão e claustrofobia alastra e toma conta de mim.
Entrámos na sua área de influência. Um anel magnético envolve a grande metrópole e suga-nos para o seu núcleo, quente, fervilhante, sufocante.
Quero voltar para trás. O meu corpo já foi apanhado pelos tentáculos da capital mas o meu espírito debate-se, nega e recusa a existência que se antevê. Mais um ano de agonia – trabalho rotineiro, desmotivante, ambientes tristes, sombrios, de ar viciado e fechado, transportes públicos apinhados de “calor humano”, transpirados, agitados, atrasados, barulhentos, desconfortáveis, bafientes, enfim …… (suspiro).
A capital estende os seus tentáculos e prende-me cada vez com mais força, antes que o meu corpo ceda aos caprichos e vontades da alma.
É nestas alturas que me apetece ser hippie. Viver em comunidade, algures num qualquer ponto perdido no Algarve ou Alentejo, com vista para o mar. Pés descalços, bem em contacto com a terra, a roupa apenas necessária para proteger do frio, cabelos ao vento e despojada de todos os bens materiais superfulos – telemóveis, portáteis, tomtom’s, ….
A primazia do espírito sobre o corpo, o Ser em detrimento do Ter.
O meu sonho é um ano ter coragem de não voltar, de cortar com o existente e recomeçar de novo, noutro lugar qualquer a sul, outro trabalho, outra forma de vida.
Pronto, …… isto só para dizer que tou neura! Sofro de depressão e stress traumático pós-férias provocado pela proximidade da grande urbe.
3

3 comentários:

lost disse...

Como eu te compreendo.... Isso para mim é o 'Sindrome da Ponte'.... Tenho uma amiga que postou uma coisa muito engraçada sobre isso. Até lhe chama 'depression os the ponteites'. ehhe!! dá uma vista de olhos: http://lakmping.blogspot.com/2008/04/depression-of-ponteites.html

POC disse...

Ahahahahahahahhaahah!!

Ia mesmo comentar este post, dizendo que finalmente encontrei alguém que, para além de o sentir também, conseguia descrever exactamente a "depression of the ponteites"!! E eis que lost já o disse por mim. ;)

É sufocante, não é?

BDGBDB disse...

É! e sempre que se olha para a ponte tem-se saudade do outro lado.