Um grupo de gaijas que partilha as suas aventuras, desventuras, traumas, alegrias, sonhos, depressões, desejos, angustias, receitas, ideias, conhecimentos, desabafos, enfim, basicamente o que nos apetecer!! Gaija 01 Gaija 02 Gaija 03 Gaija 04 Gaija 05 GAija 06 Gaija 08 Gaija 09

Glaciares vs Icebergs


Para quem não sabe:

Glaciares são massas de gelo que se formam pela acumulação de neve nas áreas mais deprimidas - normalmente ao longo de vales, formando enormes "rios"o, compacção e recristalização da neve. Quando as temperaturas se mantêem constantemente (anos e anos) abaixo do ponto de congelação, as sucessivas de camadas de neve que vão caindo e acumulando-se, provocam (pelo seu peso) a compacção e recristalização dos níveis inferiores. Os glaciares podem atingir dezenas de metros de espessura com a cumulação sucessiva de neve durante milhares de anos. Pela força da gravidade e pela plasticidade, estas enormes massas de gelo vão-se deslocando lentamente.

Icebergs são massas de gelo que se desprendem das calotes geladas ou das frentes dos glaciares e que “navegam” pelos oceanos e rios. Apenas 10% da sua massa é visível à superfície, o resto (90%) está sempre submerso e é daqui que advém os perigos para a navegação.

3 comentários:

BDGBDB disse...

sim senhora...bunita aula de geografia...da Sô dotora geógrafa (gaija3)....não sabia que a maior parte do icerberg estava submerso...aquele glaciar é o Perito Moreno, né?
Ass. gaija2

BDGBDB disse...

Yes! o próprio. Lindo de morrer!

BDGBDB disse...

Estamos sempre a aprender!!! Ainda mais, com um leque tão variado de especialidades que as nossas gaijas tem!!

Ainda espero as RECEITAS!!!!

Ass. Gaija 05